Dificuldades com emissão de Notas Fiscais? Saiba dicas importantes

Dificuldades com emissão de Notas Fiscais? Saiba dicas importantes

A emissão de Notas Fiscais, no dia a dia, se torna uma tarefa trivial dentro das empresas. O seu negócio precisa cumprir as obrigações contábeis e fiscais para se manter regularizado. E com uma observação: o Brasil tem um dos sistemas tributários mais complexos do mundo! Portanto, quando realizamos uma análise mais aprofundada, notamos que há dificuldades comuns com emissões para líderes e gestores de todos os tipos de áreas.

A Nota Fiscal Eletrônica, você sabe, é um facilitador digital da papelada que acumulávamos. Com nota fiscal de saída (documento emitido pela empresa para o consumidor final) e a nota fiscal de entrada (documento emitido pelos fornecedores da empresa sobre tudo que é adquirido por ela). Na lista de categorias ainda podemos citar nota fiscal de produto, nota fiscal de serviço, entre outras.

Mas como saber se a minha empresa está em dia com a emissão das notas? A seguir selecionamos as principais dicas, de acordo com as dificuldades mais comuns que encontramos no mercado.

O primeiro passo é entender o emissor da nota fiscal. É esse sistema que vai se comunicar com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) mostrando o Raio-X completo das entradas e saídas da sua empresa. Temos os dados, as regras fiscais, a autorização do Sefaz e, por fim, o envio da nota para o cliente final.

É fundamental entender se o sistema ERP está se comunicando de forma completa com o Sefaz e na linguagem necessária. Para isso é importante realizar um acompanhamento periódico e em tempo real dessa relação.

Acompanhar de perto ajuda a evitar erros. Com um sistema inteligente e integrado, também é possível evitar o retrabalho. É o que chamamos de “fiscalização viva” para que não haja nenhum tipo de irregularidade fiscal.

Outro ponto de atenção está no armazenamento seguro e prático das notas. Elas precisam estar acessíveis para a equipe fiscal da sua empresa. Priorizando, sempre, o armazenamento em nuvem.

Por fim, nossa dica final está no suporte técnico. E se pintar alguma dúvida durante o processo? É preciso ter de forma acessível o contato necessário para o esclarecimento de possíveis dúvidas do dia a dia.

Você já conhece o SIGI ERP? Com o nosso ERP, acelere suas vendas e sua produtividade.

Saiba mais no nosso site! www.sigierp.com.br

Deixe uma resposta

Fechar Menu