Qual a importância do funil de vendas em seu negócio?

Qual a importância do funil de vendas em seu negócio?

Você sabia?

O funil de vendas é o conjunto de etapas e gatilhos que tem como objetivo dar suporte à jornada de seus clientes em uma determinada organização.
Um bom funil deve tornar todo o processo previsível e escalável, facilitando a tomada de decisões relacionadas ao planejamento e estrutura da aquisição de clientes e em geral é constituída por  etapas que são as seguintes:

  • Topo do funil:

Nos primeiros estágios, o cliente ainda não sabe que tem um problema. Ou seja, ele ainda não busca uma solução (produto ou serviço). Por isso, essa fase também é conhecida como a parte da consciência.

Nesta fase é importante aumentar o tráfego comunicativo para gerar relacionamentos, além disso, é preciso fazer com que o prospect descubra que tem uma necessidade e se interesse pela sua empresa para avançar para o meio do funil.

  • Meio do funil:

A segunda parte do funil contém os possíveis clientes que já descobriram que têm um problema e agora buscam uma solução, no entanto, ainda não está claro para essas pessoas se devem ou não adquirir um produto ou serviço. Por isso, fazem buscas mais aprofundadas sobre as empresas para encontrar a melhor opção.

  • Fundo do funil:

O último estágio do funil é onde o potencial cliente faz uma avaliação sobre o produto ou serviço da sua empresa. Para isso, ele faz comparações com os concorrentes e escolhe a alternativa que mais o agrada, este é um momento crucial para você mostrar seus diferenciais em relação as demais empresas.

  • Compra:

Ao final, ocorre a compra e assim, há a conversão em cliente.

Para a construção do funil de vendas você vai ter de mapear todo o processo de venda e definir as etapas de compra transformando a maior quantidade de possíveis clientes em clientes reais.

Como isso funciona no SIGI ERP?

Ao longo da estruturação do funil de vendas é normal que já se comece a pensar em como fazer o controle do que acontece registrando atividades, ligações, visitas, propostas e pedidos de venda.

Aqui é onde entra o SIGI ERP para te ajudar com um funil prático e de fácil entendimento!
Com ele você pode acompanhar por período e por vendedores as fases até concretizar sua venda.
Basta você adquirir!

Para acompanhar seu funil de vendas, basta entrar no modulo MGC e seguir o caminho nos menus:
Relatórios > Indicadores > Indicadores por vendedor

Fontes de pesquisa:

https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/Cartilha-Manual-ou-Livro/Funil-de-Vendas—O-que-e-e-como-entender-seu-funil—V7
https://resultadosdigitais.com.br/blog/funil-de-vendas-o-que-e-como-funciona/
https://marketingdeconteudo.com/funil-de-vendas/

Deixe uma resposta

Fechar Menu