Você sabe organizar seu estoque?

Uma das duvidas mais comuns é sobre a organização de estoque, seja sua empresa pequena ou média, por isso, estamos aqui para te ajudar a melhorar essa organização e ver o quão importante ela é.

Use um modelo para padronizar seus itens

Registrar seus itens é essencial, tendo isso em mente, usar um formulário de controle facilitará muito o trabalho, esse processo é feito documentando as características do item e só depois controlar a quantidade, quanto ele custa e quanto de espaço ele ocupa em seu estoque, além disso, para ter um registro mais completo, é interessante fazer uma identificação clara para cada tipo de item, como por exemplo, uma identificação por código numérico.

Planeje a rotatividade de estoque

A rotatividade do estoque é responsável por gerar alguns indicadores importantes, por exemplo, valor do seu estoque e principalmente os saldos dos seus itens, ela possui uma relação de trabalho estratégico junto às outras áreas da sua empresa e assim, você pode distinguir o que é prioridade ou não.

Saiba quanto entra e quanto sai de seu estoque

O ponto essencial de um gerenciamento de estoque é saber exatamente quantos itens você tem disponível e quantos dependem de uma demanda de entrega ou fabricação.

Caso tenha poucos itens que gerem bastante vendas, você pode se prejudicar se uma grande demanda for solicitada a pronta entrega, assim como, ter muitos itens que não vendem gera prejuízo de investimento e ocupa espaço desnecessário.

Por isso, é necessário ter sempre calculado o que você realmente precisa, assim, saberá bem o que é necessário repor e poderá criar estrategias para conseguir vender aquele item que continua parado.

Ao registrar as datas de movimentações você não apenas consegue calcular a rotatividade, como também definir o estoque mínimo por item.

Saiba organizar de forma eficiente

Trabalhar com muitas planilhas ou fichas de cadastro já está ultrapassado, esse tipo de tarefa acaba gerando erros, já que, falhas podem passar despercebidas, principalmente se deixar alguma documentação para segundo plano.

Saber gerir um estoque é essencial para o andamento da empresa porque permite cortes de custos desnecessários e investimento em áreas que realmente há retorno.

Se você quer manter as informações sempre atualizadas e em um lugar confiável, é imprescindível encontrar sistemas que sejam capazes de controlar todo o fluxo de negócios e gerenciar estoques.

Com o SIGI ERP sua empresa será capaz de fazer essa organização, o software realiza fluxos de entradas e saídas constantes e de forma automática, isso te permite ganhar tempo e controlar da melhor forma seu histórico, assim, sua empresa verá que  os resultados valem o investimento. Clique no botão abaixo e conheça o SIGI ERP.

Fontes de referências:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-o-controle-de-estoque-de-mercadorias,8e80438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/gestao-de-estoque-quanto-e-de-quem-comprar,7e4a74f4fcc5b410VgnVCM1000003b74010aRCRD
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/produtos-codificados-melhoram-a-gestao-do-estoque,cc92438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

Deixe uma resposta

Fechar Menu